PEJ, mais do que um programa, uma vida!

No dia 20 de Novembro, pelas 9h30m, um grupo de alunos da ESPBS, constituído por Miguel Rodrigues, Sara Duarte, Susanna Cunha, Joana Correia, José Silva, Mariana Mendes, Carla Oliveira e Anabela Peixoto, acompanhado pela professora Rosa Costa, saiu de Joane rumo ao Sardoal.
Esta saída deveu-se à selecção da delegação de Joane para participar na XXI Sessão de Selecção Nacional do Parlamento Europeu dos Jovens, que teve lugar nos dias 20, 21 e 22 de Novembro no Sardoal. O PEJ é uma organização não-governamental independente, sem fins lucrativos, sem filiação partidária e com objectivos na área da educação. Tem como principal objectivo, proporcionar aos estudantes da faixa etária 16-22 anos a oportunidade de participar numa experiencia democrática, através da simulação de uma sessão de plenário do Parlamento Europeu.
Logo à saída da escola e durante toda a viagem sentimo-nos ansiosos e com bastante expectativa acerca do que nos esperava no Sardoal. Durante a viagem tivemos tempo para nos conhecermos melhor e para nos prepararmos para o trabalho que nos esperava, aproveitando assim para ensaiarmos a peça que teríamos que apresentar nessa noite, no Euroconcert, no Centro Cultural Gil Vicente.
Chegamos à EB 2,3/Secundária Dr.ª Mª Judite Serrão Andrade por volta das 14.30h, onde tivemos logo contacto com o nosso chair Henrique Mendes, já conhecido de alguns delegados devido à Sessão de Selecção Nacional que teve lugar em Marco de Canavezes, e onde iniciamos o Teambuilding, um conjunto de jogos com vista a reforçar o espírito de equipa. O Teambuilding revelou-se uma excelente actividade, em que nos divertimos imenso, aprendendo novos jogos, tendo sido os que mais nos marcaram o “Jogo do Coelhinho” e o do “I love you honey bunny”. Foi durante o Teambuilding que conhecemos o nosso organizer/jornalista Diogo Santos, que mais tarde nos descreveu como bombásticos!
Posteriormente ao Teambuilding passamos ao Committee Work, que consiste no trabalho desenvolvido entre o chair e a delegação com o objectivo de promover o debate e a partilha de ideias, dentro da equipa, de forma a preparar os delegados para a defesa da sua moção e discussão das restantes. A nossa moção era sobre os Direitos Humanos. O Committee Work deu-se desde as 17h e as 19.45h. Após o Committee Work fomos jantar e no fim do jantar fomos encaminhados para o Centro Cultural Gil Vicente, a fim de realizarmos o Euroconcert. O Euroconcert é uma actividade que promove o enriquecimento cultural: um ou mais elementos de cada delegação, em palco têm que apresentar um trecho musical ou um sketch, ou dança.
A primeira delegação a apresentar foi a nossa, onde representamos uma peça de teatro acerca do tema “bullying”, tendo como base uma adaptação da música “Longe do Mundo”, de Sara Tavares. De seguida, foi a vez da delegação do Padrão que nos encantou com o som dos seus violinos e guitarras, seguidamente actuou a delegação da Figueira da Foz, com a peça “ASAS”, depois actuou a delegação de Aveiro com a peça “Nós”. De seguida foi a delegação de Leiria, que foi sem dúvida a mais cómica da noite e depois de Leiria actuou a delegação da Alpendorada, que trouxe até nós, muita, muita dança. The last, but not the least, contamos com a apresentação dos nossos queridos chairs e organizers, que cantaram para nós. Com esta actuação tivemos um agradável fim de dia. No fim do Euroconcert partimos para a Pousada de Juventude de Abrantes onde tivemos tempo para confraternizar e criar laços de amizade com outros delegados. Ao chegar à Pousada, já toda a gente estava dentro do espírito PEJista!
O sábado não começou da melhor forma para nós. Se já fomos com menos um elemento para o Sardoal, lá ficamos com menos duas. Duas nossas delegadas ficaram bastante doentes e tiveram de ser encaminhadas para o hospital. Isto contribuiu imenso para ficarmos desanimados para a Assembleia Geral. Todo esse desânimo prejudicou-nos no Committee Work e principalmente na Assembleia Geral, onde na 1ª parte revelamos falta de preparação, falta de empenho e acima de tudo falta de coragem e de iniciativa. No fim da 1ª parte tivemos o Coffee Break, meia hora para reflectirmos sobre a nossa prestação, para ouvirmos as chamadas de atenção dos nossos chair e organizer e para, principalmente, ouvirmos palavras de apoio e de ânimo por parte dos nossos chair e organizer. Esta meia hora revelou-se fundamental para alterarmos a nossa atitude e na 2ª parte da Assembleia estivemos mais participativos e dinâmicos, melhorando assim a nossa actuação no Sábado. No fim da Assembleia Geral tivemos o nosso ultimo Committee Work (oficial), onde avaliamos a nossa prestação e onde assentamos alguns pormenores para a Assembleia do dia seguinte.
No fim do Committee Work participamos na Aldeia Portuguesa, que é uma actividade que visa a divulgação e partilha de produtos gastronómicos típicos das regiões donde são oriundas as diferentes delegações. A nossa delegação levou bolachas da Vieira de Castro, pão-de-ló, enchidos e vinho. Como jeito de continuação da animação criada na Aldeia Portuguesa houve jogos, muito animados, que ajudaram a afirmar os laços de amizade entre todos. No fim dos jogos voltamos para a Pousada, onde tivemos uma sessão de trabalho com o nosso chair para prepararmos a defesa da nossa moção, que iríamos defender no Domingo de manhã e para ultimar os comentários/ataques às restantes moções.
No domingo de manhã partimos para o Assembleia, que mais uma vez teve lugar no Centro Cultural Gil Vicente. Na Assembleia a nossa delegação foi a primeira a defender a moção. Segundo o nosso chair, tivemos uma óptima prestação, fizemos um óptimo defense speech e um óptimo sum up, que recebeu os parabéns da Mesa. Apesar disso, a nossa moção foi reprovada. Depois da defesa da nossa moção tivemos um Coffee Break de meia hora, onde fizemos uma pequena avaliação do nosso desempenho. Para dizer a verdade, depois do que fizemos, ficamos com uma pequena esperança de irmos à Noruega, mas tal não aconteceu.
Depois do Coffee Break fomos para a 2º parte da Assembleia debater as duas últimas moções que restavam e no fim do debate houve a sessão de encerramento e depois partimos para a escola para almoçarmos.
No fim do almoço tivemos algum tempo livre enquanto não éramos chamados para saber a decisão do júri: quem tinha ganhado e quem ia à Noruega. Quem ganhou foi a delegação de Leiria, a quem nós felicitamos e desejamos muita, muita sorte na Noruega.
Por fim, despedimo-nos e para encerrar cantamos a música “Imagine”, de John Lennon, que foi a música que marcou o PEJ. Com tudo isto não deu para conter as lágrimas.
Saímos do Sardoal por volta das 16horas e chegamos a Joane por volta das 19.45h.
Estes três dias revelaram-se uma das melhores experiências que todos nós já passamos: conhecemos pessoas maravilhosas, evoluímos imenso a vários níveis, tanto como pessoas, como em termos de trabalho individual e colectivo, conhecemos os nossos limites, ultrapassamos obstáculos e mais importante do que tudo, entramos a 100% no espírito PEJista, ficando dentro de nós a vontade de repetir.
Aproveitamos para agradecer imenso à professora Rosa Costa, que sem nos conhecer, acompanhou-nos e prestou todo o auxílio que pôde às delegadas que estiveram doentes.
Queremos ainda agradecer imenso a confiança, a ajuda, a boa-disposição e o apoio incondicional, e às vezes pouco merecido, que o nosso chair Henrique Mendes e o nosso organizer Diogo Santos nos prestaram.
Apelamos à escola um maior envolvimento nesta iniciativa que só contribui para o sucesso dos alunos e apelamos aos alunos, que participem, que se interessem por isto, pois é uma experiencia única.

“Orgulhamente” PEJistas,

Miguel Rodrigues
Sara Duarte
Susanna Cunha
Joana Correia
José Silva
Mariana Mendes
Carla Oliveira
Anabela Peixoto

P.S. Enviado por Anabela Peixoto (Famalicão)

Um comentário: